quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

O QUE VOCÊ QUER SABER SOBRE SAX?

Em 2011 eu criei uma página exatamente como esta em um site de saxofonistas com a intenção de ajudar, auxiliar e orientar saxofonistas em questões simples como a escolha de um saxofone, uma boquilha, de uma palheta, ensinando técnicas para efeitos no saxofone ou explanando sobre diferentes equipamentos de sonorização. Foi um SUCESSO, com mais de 200.000 visualizações pudemos ajudar muitos músicos.😀
Poste aqui a sua pergunta em forma de "comentário" e com muita alegria eu irei lhe responder, claro, possivelmente não na mesma hora ou no mesmo dia, mas respondo sim GRATUITAMENTE!
O que eu souber lhe respondo, o que eu não souber eu irei pesquisar para lhe responder ;)

186 comentários:

  1. Marquinho como faço som rasgado no sax ainda não aprendi existe uma maneira ou notas que se usa ?
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel, seja muito bem-vindo!
      O "Growl" (traduzindo: GRUNIDO), que aqui no Brasil recebe o nome de som "rouco" ou som "rasgado" é uma técnica muito utilizada na música POP.
      O efeito consiste em SOMAR à nota original emitida pelo sax uma OUTRA NOTA. O ATRITO das duas notas é que PRODUZ este efeito.
      Eu já vi várias pessoas ensinando de formas diferentes e eu RESPEITO todas elas, mesmo algumas delas podendo ser prejudicais à saúde pois o músico pode criar uma LESÃO nas cordas vogais se ficar gritando ou arranhando a garganta por muito tempo.
      Bom a forma que EU faço esta técnica é CANTANDO uma nota dentro do sax, isso mesmo CANTANDO, não se preocupe, não existe a necessidade de ser CANTOR ou cantar afinado, basta que a nota cantada seja alta (não o volume mas sim a altura da nota).
      Quanto mais "agudo" for esta nota que você cantar, mais discreto e bonito será o efeito "GROWL".
      Uma maneira fácil para executar é pronunciar a silaba "VU".
      MUITO IMPORTANTE: NÃO adianta cantar em "falsete" cante a nota mais alta que a sua extensão vocal suportar.
      Outro detalhe importante é que, por você ter que cantar enquanto sopra, a COLUNA DE AR fica comprometida, ou seja fica mais fraca, então é necessário fazer uma COMPENSAÇÃO desta coluna de ar aumentando a sua velocidade, ou seja, soprando MAIS FORTE.
      Este efeito fica muito bonito porém apenas nas notas altas (agúdas) e super agudos...já vi muito músico tocando na região média e, na minha opinião, fica muito feio.
      Grande abraço e bons estudos!
      Marquinho Sax

      Excluir
    2. professor conseguiu acha uma loja que venda esse modelo de sax (510s)

      Excluir
    3. Olá Marinhos,bom dia...queria saber se vc já tocou com o sax alto selmer prelude as710 made in china? o que vc acha desse sax? em comparação com eagle, weril entre outros sax.

      Excluir
  2. Bom dia Marquinho, tudo bem?
    Eu tenho um Sax Alto Eagle SA 500,
    é meu primeiro,já tenho ele à 5 anos, e ele está peefeito,porém quero comprar outro,já me precavendo
    Caso o meu de algum problema, pois estudo nele todos os dias. Quero comprar um Eagle VG.
    Minha pergunta é: estou subindo um degrau comprando o modelo Eagle VG,
    Oi descendo? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gilson,
      O SA 500 já é um sax moderno, ele é da serie CLASSIC ou seja, serie intermediária, fique bem tranquilo, a ótima reputação da EAGLE dá-se justamente por sua construção robusta, com matéria prima de primeira, então esta não precisa ser a sua preocupação, ele tem baixíssima manutenção.
      Bom, em relação ao VG é praticamente apenas o acabamento, pois ambos são CLASSIC SERIES.
      Se você está interessado em fazer um UPGRADE você pode ir para um instrumento de categoria profissional (apesar de MUITOS músicos usarem o CLASSIC profissionalmente).
      Da mesma marca será os MASTER SERIES, coincidentemente é o mesmo que eu uso SAX-510, ou se preferir acabamento diferente SAX-510s
      Ou ainda se preferir comprar de outra marca, não há nenhum problema desde que seja de categoria PROFISSIONAL, pois não faz sentido "sair" de um intermediário para ir para um estudante ou outro intermediário apenas por causa da marca.
      Espero te-lo ajudado.
      abc
      Marquinho Sax

      Excluir
    2. Poxa, me ajudou muito! Muito Grato, Deus Abençoe

      Excluir
  3. marquinhos tenho um sax alto da marca Michael mas quero comprar um sax da EAGLE igual o seu como faço pra comprar pois já tentei encontrar mas não acho em site nenhum. pode mim dizer onde comprar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, este sax que eu uso atualmente Eagle SAX-510s foi lançado recentemente, por esta razão poucas lojas têm disponível para a venda.
      Você quer comprar em loja física ou em loja virtual?
      já estou pesquisando para descobrir onde você poderá compra-lo.
      Desde já quero parabenizá-lo pela escolha, é uma super maquina.
      abc
      Marquinho Sax

      Excluir
    2. Obrigado ao senhor por ter mim inspirado a querer tocar sax pois foi vendo seus vide-o que mim deu vontade de tocar.Aloja pode ser Física quanto Virtual.

      Excluir
    3. Marquinhos, em qual loja encontro o modelo Sax alto Eagle 510S?

      Excluir
  4. Olá marquinho já toco a 6 anos o saxsoprano egle sp 502.Qual a melhor relação baunilha e palheta ? Toco na igreja. Hj uso uma vandoren s 25 com rigot 2 médium

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandro,
      A relação boquilha x palheta é muito pessoal, pois depende de diversos fatores: gosto musical, tempo de pratica diaria, além de fatores fisiológicos como arcada dentária e "preparo físico" da embocadura.
      Perceba que é muito comum vermos músicos que estudam varias horas por dia utilizando palhetas duras: 3, 3 ½, 4 ... isso é exatamente porque a musculatura responsável pela embocadura (são aproximadamente 60 músculos) é "treinada" diariamente, podemos comparar com pessoas que treinam em academia vários dias por semana...o que acontece com eles? ficam com os seus músculos tonificados, definidos e claro FORTES, como conseqüência eles não conseguem mais treinar com "pesos" e cargas leves.
      A minha sugestão SEMPRE é pelo MELHOR CONFORTO!!!
      Se este seu atual SETUP está confortável e você está satisfeito com o seu som não precisa mexer, prezando SEMPRE pela AFINAÇÃO se você achar necessidade de mais volume (projeção) pode aumentar a pontuação da palheta para 2 ½
      Se preferir um som mais brilhante pode optar pela mesma palheta porém com a terminação L (Light) ou se preferir um som mais escuro pode optar pela terminação S (strong).
      Se você toca na orquestra da igreja eu acredito que este seu SETUP está perfeito, não tem volume demasiado (para atrapalhar os flautistas e violinistas kk), porem se você é solista e SE sentir a necessidade de um som com mais "pegada" você pode experimentar boquilhas com câmara mais aberta e talvez, talvez com maior abertura também.
      Estou aqui à disposição, caso tenha mais perguntas, fique à vontade!
      abraço
      Marquinho Sax

      Excluir
    2. Deus te abençoe mto vc é um cara fantástico falou tudo q eu precisava.abraco

      Excluir
  5. Olá Marquinho, uma técnica bastante utilizada por você e que eu gosto muito é o Half tongue, já vi alguns ensinando mas gostaria de tua explicação à respeito, uma vez que ainda não consegui fazer, Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel,
      A técnica do Half Tongue eu não uso tanto assim, aliás eu comecei a usar faz pouco tempo e eu aprendi com o professor Elias Coutinho e faço da mesma maneira, eu "suspendo" a nota encostando o "canto" da língua no "canto" da palheta, escrevi canto para facilitar o entendimento, pois uso a lateral esquerda da ponta da língua para tocar a lateral direita da ponta da palheta...é meio estranho para escrever mas é simples para executar. Assim como qualquer outra técnica no início os resultados podem não parecer tão satisfatórios, por isso somente a pratica DIARIA leva ao domínio desta técnica.
      Deixo aqui registrada a minha GRATIDÃO ao amigo e professor Elias Coutinho, que me ensinou está técnica, pois é um grande pesquisador e profundo conhecedor de todas as técnicas do saxofone além do excepcional músico.
      Grande abraço
      Marquinho Sax

      Excluir
    2. Entendi Marquinho, tomei por base a música through the fire que vi você tocando no cifracluBrasil, pensei ter ouvido bastante half tongue... Abraço!

      Excluir
  6. Parabéns novamente pela iniciativa "ShowMan". Gosto muito do seu trabalho e tenho muito respeito por vc. Excelente profissional e uma pessoa humilde parabéns e que Deus continue te abençoando e que mesmo com todo esse sucesso não perca suas raízes.
    Tenho um sax tenor e utilizo um tudel jansensax, boquilha de alumínio do mestre Ivan Meyer e Norberto de massa, gostaria de aperfeiçoar os super agudos, vc me indicaria algum treinamento ou estudo? Desde já agradeço e um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alan,
      O estudo dos super-agudos requer bastante dedicação pois para executa-los nós recrutamos alguns músculos específicos e exatamente por esta razão é necessário um treinamento constante deste "grupo" de músculos.
      Além do famoso estudo de notas longas, existe um exercício específico de série harmônica que eu expliquei no primeiro vídeo-aula sobre super agudos, com estes dois exercícios e bastante dedicação eu tenho certeza que não haverá dificuldade com NENHUM super agudo.
      Outra dica é, se possível aumentar a dureza da sua palheta em pelo menos ½ ponto, caso ela não seja muito dura pois palhetas mais duras tendem a favorecer também a execução destas notas.
      Abc
      Marquinho Sax

      Excluir
    2. Obrigado pelo retorno Marquinho, um grande abraço.

      Excluir
  7. Ola ..... (você não se identificou).
    Para eu conseguir lhe ajudar você precisa me fornecer mais informações:
    - quanto aproximadamente pretende investir;
    - quando foi a última vez que fez uma manutenção no seu instrumento (em um Luthier)?
    - você tem atualmente um sax intermediário, completo e com mecânica moderna, o que você "busca" em um novo instrumento? Estética, Sonoridade (+ brilhante ou + escuro), "grife"?
    Eu aguardo as respostas para lhe recomendar um que se "encaixe" no seu perfil,
    Abc
    Marquinho Sax

    ResponderExcluir
  8. Boa noite marquinho! Sou muito fã do seu trabalho! Sempre q posso acompanho! Uso uma boquilha pop8 da barkley e uma palheta fibracell 2.5 tenho treinado os super agudos! Ate que nota e possivel chegar de forma confortavel? eu chego ate a nota d#! Mas nao sei como usar corretamente! Vc teria alguma dica pra mim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leonardo,
      As primeiras notas da extensão que chamamos de super-agudas são as mais difíceis (G3, G#3 e A3), depois delas o que é mais comum de vermos os saxofonistas tocarem de forma "confortável" é até o D4 você já toca até o D#4 está muito bem!
      Para conseguir aplicar bem estas notas a minha sugestão é você praticar estas notas da mesma forma que pratica a extensão natural do sax. Comece subindo e descendo a escala cromática: a partir do F#3 até o D#4 que você já toca, não se esqueça de fazer a escala também na forma descendente pois subir é fácil, descer nem tanto :)
      Na sequência estude as diatônicas e pentatônicas, da mesma forma ascendente e descendente. No início é um pouco difícil mas com a pratica você melhora a cada dia. ATENÇÃO não pratique muito tempo por dia nesta região pois existe grande risco de você machucar a sua boca pois para algumas notas é necessário uma pressão maior sobre a palheta e um machucado poderá lhe impedir de estudar por alguns dias.
      Grande abraço
      Marquinho Sax

      Excluir
    2. Muito obrigado pela dica! Um grande abraço Mestre!!

      Excluir
  9. Marquinhos, pergunta rápida, de algumas dicas e exercícios para melhorar o som do Sax por favor. Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas,
      O som do saxofone só é considerado "bonito" quando o músico tem o domínio (mesmo que parcial) da embocadura e isso nós só conseguimos com uma musculatura fortalecida.
      Não existe ATALHO para este fortalecimento que não seja a pratica DIARIA.
      Exercícios de notas longas, estudo diário de escalas, no MÍNIMO 1 hora por dia, em poucas semanas a musculatura já estará fortalecida o suficiente para VOCÊ notar grande diferença no domínio e consequentemente um som bem mais bonito.
      Uma dica que eu deixo: após estudar desta forma por algumas semanas experimente usar DINÂMICAS diferentes, procure no seu método exercícios de dinâmica e coloque ênfase no "f" e "ff" estas duas proporcionam um som bem diferente, em muitos casos é o som que muitos saxofonistas "POP" procuram.

      Excluir
  10. Ola Marquinhos. Otimo Trabalho o blog. ! Vendo suas fotos e videos, notei que o seu talabar e um pouco diferente dos convencionais. Poderia falar a respeito dele, ou outros do mesmo tipo. Parece que este proporciona mais conforto. tinha visto algo parecido apenas para sax baritono
    Abraço. Luciano Rosalem- Leme-SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciano,
      A correia que eu uso é mesmo diferente, eu a conheci e a comprei na Alemanha, apesar de ser uma marca Norte-Americana, a marca é NEOTECH modelo PRACTICE HARNESS.
      Ela tem uma estrutura de alumínio maleável que pode ser moldada no formato desejado.
      Parecida com ela existem correias que no Brasil recebe o nome de Correia Harnal ou Correia de suspensório que também atendem muito bem, eu só optei por este modelo da NEOTECH porque é a única que me favorece a jornada de 8 a 12 horas de música lá em Campos do Jordão.
      Segue o Link da correia direto do Site do Fabricante:

      https://neotechstraps.com/sax-practice-harness.html

      Grande abraço,
      Marquinho Sax

      Excluir
    2. que da hora!obrigado pela informaçao!

      Excluir
  11. ola marquinho sax,tem uma tecnica usada que é o split tone,vc poderia me orientar se as boquilhas barkley pop kuston sao boas pra tirar essaa tecnica?ou isso nao tem nada a ver..

    ResponderExcluir
  12. Olá Jaques,
    Sim, este modelo favorece sim, aliás, todas as boquilhas com defletor alto (rampa) e câmara pequena ou média favorecem sim a emissão dos Split tones.
    Mas deve-se tomar cuidado porque boquilhas com estas características também favorecem a "subir" a afinação das notas da região aguda. Nada que horas de estudo com a nova boquilha não resolva.
    DICA: para boquilhas com estas características eu sugiro usar uma embocadura mais "agressiva", claro, depende muito da arcada dentária de cada um mas, se possível escolher a posição da "mordida" com uma porção maior da boquilha dentro da boca (e não apenas na ponta). Experimente, teste, quem sabe funcione bem para você e lhe facilite a emissão dos Split Tones

    ResponderExcluir
  13. Olá marquinho sax paz , eu tenho um sax alto SA500 envelhecido , queria a sua ajuda para saber qual boquilha e palheta seria mas ideal pra mim pois estou inciando agr e não conheço muito , gostaria muito de saber qual a sua opinião , sou muito seu fã é ficaria muito feliz em saber sua opinião . Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme,
      Se você está iniciando eu sugiro que use a boquilha original que vem com o saxofone, a abertura dela é IDEAL para quem está iniciando e ainda não tem uma embocadura madura. Quanto a palheta eu vou arriscar um palpite pois, para indicar uma o ideal seria lhe intrevistar e ouvi-lo tocando, mas, experimente começar com palhetas número 1 ½.
      Se por acaso você não tiver mais a boquilha original eu sugiro que compre qualquer uma com abertura 5 ou no máximo 6, mais do que isso pode comprometer o seu aprendizado nesta fase.
      Um abraço
      Marquinho Sax

      Excluir
    2. Obg pelas dicas , o senhor , e aconselharia e alguma marca de boquilha ?

      Excluir
    3. Sim, eu uso Barkley e THEO Wanne, ambas fabricam excelentes boquilhas!

      Excluir
    4. A ultima pergunta qual boquilha seria melhor a Barkley pop ou a classic?

      Excluir
    5. A Pop é melhor para tocar pop e a CLASSIC é melhor para tocar no estilo "erudito"

      Excluir
  14. Marquinhos como faço para descontruir minha embocadura e depois construir corretamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Jhonatan,
      Bom o primeiro passo é descobrir se realmente a sua embocadura não está "correta", sabendo que existem vários tipos de embocaduras ou várias maneiras de se "montar" uma embocadura.
      Se alguém lhe falou que a sua embocadura está errada...possivelmente esta pessoa não conheça todas as possibilidades, sabe porque insisto em afirmar que talvez a sua embocadura não esteja errada (mesmo sem ver uma foto ou vídeo)? Porque existe um fator muito importante que é a parte física! A espessura dos lábios, a arcada dentária, a altura da correia, o som desejado, o modelo de saxofone, TUDO ISSO e mais alguns fatores fazem a minha embocadura ser diferente da sua, diferente de outro colega e etc.
      Se puder me detalhar o que você está achando que está errado em sia embocadura fica mais fácil para eu avaliar e lhe orientar para uma possível mudança...apenas "lábio" dobrado para dentro ou para fora NÃO É ERRADO...ou certo!
      Aguardo mais informações
      Abc
      Marquinho Sax

      Excluir
  15. Qual a tecnica de roco você usa?
    Estou querendo aprender o roco feito quando se da pressão na palheta
    Estou tentando imitar warren Hill e ainda não consegui fazer a técnica que ele faz é que você faz...
    Se tiver como me explicar eu vou estudando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Petrucci,
      Eu entendo que o que você está se referindo não seja "som rouco", que apesar deste nome aqui no Brasil a técnica chama-se Growl...pela sua descrição o que você está interessado é no SPLIT TONE.
      A técnica não é difícil de se aplicar, ela consiste em PERMITIR que um harmônico "soe" juntamente com a Nota principal que está sendo executada. Muitos confundem o Split Tone com os "multifônicos" mas os multifônicos também chamados de polifônicos dependem exclusivamente da digitação e são limitados à poucas notas já o SPLIT TONE pode ser executado em diversas notas e não dependem apenas de uma digitação específica. vou lhe passar algumas dicas e você experimente para ver os resultados:
      1 - A posição da abraçadeira, experimente prender a palheta posicionando a abraçadeira no limite traseiro da boquilha...o mais para trás que você conseguir pois, uma porção MAIOR da palheta estará livre para vibrar e consequentemente favorecer o "aparecimento" do harmônico.
      2 - digite a nota G2 (com o registro de 8va.), aumente a coluna de ar soprando mais forte e então solte o registro de 8va.
      3 - projete a sua cabeça para frente e para cima, este movimento também irá liberar uma porção maior da palheta para que ela vibre mais livremente (favorecendo o aparecimento do harmônico)
      4 - experimente subir à altura da correia, consequentemente você terá que "levantar" a cabeça para tocar...assim como os mestres do Split Tone David Sanborn, Nelson Rangel.
      Claro que, como todas as técnicas você irá precisar se empenhar para apurar mas o resultado é gratificante.
      Siga estas orientações e não se esqueça de me dar um Feedback dizendo ae funcionou 😉

      Ah, uma observação eu escrevi várias vezes "harmônico", não me refiro à super-agudos como muitos "professores" o fazem,
      "TODO SUPER AGUDO É UM HARMÔNICO MAS NEM TODO HARMÔNICO É UM SUPER AGUDO"
      Marquinho Sax

      Excluir
  16. Olá Marquinhos,sou teu fã cara! Posso te fazer uma pergunta? Já fazendo rsss. Gostaria de saber o que vc acha das boquilha everton strength 7. Toco com uma Claude lakaey 7*3 mas quero uma metal pra mais brilho e um som mais ardido. O som da lakaey por si só já é um som estridente,mas a de metal me daria o som que busco. Será que poderia me indicar outras boquilhas de metal pra minha melhor adaptação? Atual 7*3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Lucas. A strength é uma ótima boquilha, bem equilibrada.
      Você me pediu uma sugestão de boquilha de metal para "melhor adaptação", já que você usa CL a que lhe será mais fácil a adaptação será a Claude Lakey de metal, pois o formato do bico e câmara são idênticos. QUALQUER outra de qualquer marca que você escolher irá lhe requerer MUITA DEDICAÇÃO para a adaptação pois existe a necessidade de a musculatura responsável pela embocadura se REPROGRAMAR para um formato novo e diferente, então é apenas questão de gosto pessoal, eu não me importaria em escolher a strenght ou outra e me sujeitaria à este tempo de adaptação para buscar o "som desejado".
      Abc
      Marquinho Sax

      Excluir
    2. O MATERIAL no qual é fabricada a boquilha NÃO DERERMINA se o som é brilhante ou não...se deseja uma de metal cá em frente mas não se iluda achando que o som será mais brilhante por isso, o que determina o "brilho" em uma boquilha é a altura do defletor (rampa).

      Excluir
  17. Olá marquinhos
    Meu nome é keive kesley
    Eu queria saber a respeito da marca the horly . Trevor j.James & GO.
    Quero saber também sobre as réplicas de boquilhas se são boas quanto as originais.
    Como que faz para tocar folheado as músicas? Passando por notas até chegar a nota de destino?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Keive,
      respostas:
      1 - A marca "The Horly" eu não conheço, pesquisei e infelizmente não encontrei nada.
      2 - Já o Trevor James eu conheço, é uma excelente marca inglesa, inclusive eu gravei um DVD com um tenor Trevor James em 2005. Asssim como a maioria das marcas eles fabricam saxofones de categoria estudante, intermediário e profissional, por isso tenha cautela com comparações, se for comparar com outro de outra marca faça a comparação dentro das mesmas categorias.
      3 - Réplicas de boquilhas...a sua pergunta é ótima, já vi replica de boquilha que SUPERA em alguns aspectos a original, mas isso depende de QUEM faz a replica, se é um bom luthier ou se é apenas um "curioso" pois copiar não é dificil, o grande segredo está no AJUSTE da mesa, trilhos e ponta da boquilha e isso apenas bons luthiers sabem fazer.
      4 - o que você chamou de "folheado" eu entendo que seja o que alguns chamam de "floreado"...porém lendo o restante da pergunta eu fico na dúvida se a sua pergunta numero 4 seja em relação ao ornamento chamado "glissando" ou se diz respeito ao "floreado" como é apelidado por alguns músicos a improvisação.
      Eu postei um vídeo explicando alguns ornamentos e também explico sobre o glissando. Quanto à improvisação, é um estudo que merece muita dedicação pois envolve o domínio de escalas (diversas), conhecimento profundo de harmonia e o mais importante criatividade.
      Pesquise na internet usando esta palavra "improvisação" (música) e certamente você encontrará muito material par iniciar a sua jornada.
      grande abraço,
      Marquinho Sax

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  18. Olá boa tarde Marquinho, vc conhece a marca Waldman? Eu tenho um alto wsa dá Waldman. Uso uma boquilha Barkley pop 7 Palheta vandoren Java 2. Toco à um ano.oque vc acha desse setup ? Me inspiro no seu timbre... Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Everton,
      conheço sim, fico feliz por saber que se inspira no meu timbre, sabendo disso eu posso lhe dizer que o seu SETUP está muito bom para este timbre, quanto à marca de instrumento, alem é claro, do conforto que cada modelo e categoria oferecem, o que muda é a qualidade da matéria prima e qualidade da construção, o que define se o seu instrumento apresenta ou não vazamentos e necessita de manutenção frequente ou não, então vale sempre ficar ATENTO para perceber qualquer dificuldade em executar seu instrumento.
      Uma dica é: SEMPRE que for estudar e tocar, após aquecer por alguns minutos toque o Bb grave em Subtone. Se existir muita dificuldade, possivelmente seu instrumento tenha algum vazamento, então, procure um luthier.
      abc
      Marquinho Sax

      Excluir
  19. Olá, Marquinho, acompanho seu trabalho pelo facebook e agora por aqui também, estou em dúvida quanto ao meu instrumento, pela minha pesquisa meu sax alto é do ano de 1959 da época em que a vito recebia as peças dos saxofones produzidas na frança e montava na cidade de kenosha nos estados unidos, gosto muito do som dele, mas sinto que estou limitado em certos estudos, ao mesmo tempo gosto muito do som do tenor e gosto do eagle, minha pergunta é: troco meu alto por outro alto da eagle ou tento comprar um tenor? os eagles de hoje tem o mesmo mecanismo dos elogiados modelos dessa marca de uma década atrás? e se não for muito invasiva minha pergunta, tem algum saxofone que não utiliza mais e possa vender? me interessaria. Obrigado pela atenção e Parabéns pela bela carreira, saúde, paz e sucesso nesse novo ano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcio,
      Se você puder não venda o seu instrumento, pois dificilmente alguém pagaria o quanto ele vale. Quanto aos EAGLE a mecânica não é a mesma, ela EVOLUIU, o que se manteve foi a alta qualidade da matéria prima e ISSO é o que fez os saxofones desta marca conquistarem tão boa reputação pois os instrumentos DIFICILMENTE apresentam problemas, diferentemente dos outros com preço parecido vendido no nosso mercado, aliás isso vale também para novas marcas que estão aparecendo no nosso mercado, todos muito bonitos, com preços convidativos e algumas marcas até com bons músicos os representando MAS, a minha pergunta é: QUANTO TEMPO para começar a soltar calços, estufar sapatilhas, quebrar molas e aparecer os vazamentos?...
      Pois então por esta razão a EAGLE sempre se destacou e conquistou o gosto e indicação de muitos professores e músicos.
      Eu não tenho nenhum para a venda no momento, mas se houver algum eu lhe aviso.
      Agradeço pelo carinho, pelas palavras e pela visita.
      abraço
      Marquinho Sax

      Excluir
  20. Marquinho,eu consigo tirar as notas super agudas do lá até o dó mas não consigo tirar o sol, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você NÃO se identificou...por gentileza, escreva o seu nome na resposta.
      As notas SUPER AGUDAS já não são mesmo fáceis de se executar, mas quando se inicia os estudos desta região as notas à partir do LÁ realmente são mais fáceis do que as primeiras 3 = G G# e A
      Para solucionar você precisa fazer os exercícios de HARMONICOS nas posições graves: Bb, B, C, C#, D e Eb digitando estas notas você vai modificando a altura da língua e obtendo os harmônicos (serie harmônica), com dedicação em pouco tempo você estará tocando as três mais difíceis de forma mais fácil ;)
      Grande abraço
      Marquinho Sax

      Excluir
  21. Olá marquinho. Admiro mto seu trabalho, e tenho algumas dúvidas
    1- oq seria bom pra melhorar o som, ficar com o som "bonito", só nota longa ajuda?
    2- oq seria bom pra aumentar a velocidade da articulação? Tipo articular mais rápido
    Por hora, só essas minhas dúvidas, eu evolui bastante entrando em banda de música e agora numa big band, sou do Piauí, abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme,
      muito obrigado pelas palavras!
      1- Para o som ficar "bonito" os exercícios de nota longa ajudam e muito, se você se dedicar à estes exercícios em poucas semanas você já irá perceber grande diferença no teu som, OUVIR bastante também ajuda MUITO, pois o nosso cérebro funciona bem quando temos uma referencia armazenada, "automaticamente" quando você estiver tocando você irá "buscar" aqueles sons que estão armazenados, alem das frases e tudo mais, quanto mais intimidade você tiver com o seu instrumento MAIOR CONTROLE você terá sobre a sua embocadura e consequentemente sobre o teu SOM!
      2- Não há atalhos, para aumentar a velocidade somente praticando DIARIAMENTE os exercícios de articulações. Use um metrônomo, trace uma META e comece acelerando aos poucos, mais uma vez, com dedicação em pouco tempo você ira notar grande evolução.
      abc
      Marquinho Sax

      Excluir
  22. ola marquinhos boa noite!! cara me gosto so pop do sax aquele som tridente !!! ainda não consegue encontra uma boa boquilha indique Uma boquilha ??? sou de recife atualmente uso barkly de massa pop 8

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega, (sem identificação, não consigo lhe chamar pelo seu nome :D )
      você JÁ TEM uma boquilha que possibilita um som BEM ESTRIDENTE, se você não esta conseguindo "tirar" um som estridente (como você citou que busca) pode ser por dois motivos: Ou a palheta está muito dura ou a sua embocadura não está madura o suficiente para soprar forte.
      Minha primeira dica é: experimente soprar MAIS FORTE, faça um teste e se ainda não for este som que você busca, experimente uma palheta da mesma medida que a sua atual porem com CORTE AMERICANO (tipo: vandorem JAVA, La Voz, Plasticover) provavelmente você já ira sentir bastante diferença, se você tiver alguma palheta mais macia do que a sua atual faça um teste com ela, possivelmente você irá se surpreender.
      grande abraço,
      Marquinho Sax

      Excluir
  23. Olá, Marquinhos. Gosto muito dos seus vídeos. Som incrível em todos os saxofones.
    Queria tirar uma dúvida: Você ainda usa a palheta Legeré? Indicaria ela para o sax soprano?
    Poderia nos falar um pouco sobre elas(durabilidade, timbre, articulação)? Muito grato pela ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Moizeis,
      Obrigado pelo carinho!
      Talvez você tenha se confundido, eu não uso Legere, já experimentei, tenho uma de alto comigo mas eu uso FIBERREED. Indico sim para o soprano. Quanto à durabilidade depende muito da sua freqüência de estudos e uso, mas elas variam aproximadamente em torno de 2 à 3 anos de vida útil.

      Excluir
    2. ah, quanto à articulação e timbre, o timbre é muito similar ao das palhetas naturais, a articulação é superior, sim, devido à densidade dos materiais elas respondem mais rápido, sempre, além de não necessitar aquecer ou umedecer para chegar nos 100% de rendimento.
      Veja a matéria neste mesmo BLOG em que eu conto um pouco mais sobre elas.
      Abc

      Excluir
  24. Olá Marquinho...A braçadeira mais no final dá Boquilha influência no som? Eu utilizo ela mais no meio, reparei na foto dá sua Barkley q vc estava usando ela mais no final. Boa tarde irmão !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Everton,
      Influencia mais nas articulações do que propriamente no som, o fato de a palheta estar presa mais para o talo permite que uma porção maior dela vibre mais livremente, eu opto por usar assim porque para mim, esta posição me favorece para tocar os split tones.
      Abraco

      Excluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Olá Marquinhos,meu nome é Jonas ,estudo sax há um tempo não é estava querendo testar a Fiberreed Carbono, mas acho que ela é um pouco cara,podia me dizer por sua experiência com ela quanto tempo mais ou menos teria de vida útil fazendo rodízio com duas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jonas, eu acho que já respondi a esta pergunta, mas pode ser que a resposta não tenha sido "salva" pelo blogger, bom, vamos lá!
      considerando uma MÉDIA baseado nas informações que eu já recebi e pesquisei, além dos testemunhos de colegas, se você fizer rodízio com duas FIBERREED você deverá usá-las por uns 5 anos antes de precisar substitui-las, claro isto é uma estimativa repito, baseada nas informações que eu já tenho, pois já ouvi um relato de um músico que sem fazer rodízio já estava no terceiro ano com a mesma!
      abraço
      Marquinho Sax

      Excluir
  27. Olá marquinhos......estou interessado na boquilha de tenor MS8 que Vc usa, gostaria que Vc me desse uma explicação sobre ela.... desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos,
      A Barkley MS8 é uma boquilha versátil, de fácil emissão (free blowing) com um defletor (rampa) discreto e câmara larga, por esta razão ela tem um grave encorpado, com agudos moderados. Na minha opinião a melhor característica dela é a fácil emissão, ela é muito fácil para tocar e "dominar".
      abc
      Marquinho Sax

      Excluir
  28. Boa tarde marquinho tenho uma dúvida. Tudel reto ou curvo no sax soprano? Vou trocar meu sax! Quero um egle spx 512 ou jupter. O que vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandro,
      Tudel reto x tudel curvo, a diferença está apenas no conforto, se para você o tudel reto não lhe incomoda pode ser ele mesmo, o curvo tende apenas a ser mais confortável do que o reto. SIM existe uma SUTIL diferença no timbre os tudeis curvos tendem a oferecer um som levemente mais "suave" devido à trajetória que a coluna de ar irá percorrer, mas é muito sutil a diferença.
      Você perguntou também entre um jupiter ou um Eagle SPX512....
      As comparações devem ser entre saxofones da mesma categoria, profissional x profissional, intermediário x intermediário, neste caso, o Eagle que você se referiu é de categoria profissional, fabricado em bronze 85/15, sapatilhas italianas PISONI, madrepérolas legitimas, assim, a comparação deverá ser feita com um jupiter também de categoria profissional, que tenha características parecidas, provavelmente a diferença de preços será decisiva para você.
      Grande abraço,
      Marquinho Sax

      Excluir
    2. ah, ainda em tempo, por favor, não me interprete mal, quando eu disse que a diferença de preços será decisiva, não me referi ao seu poder aquisitivo, longe de mim sugerir algo do tipo, mas sim porque devido à Jupiter ser uma marca vendida no mundo todo o valor deles no Brasil é bem maior do que os Eagle, podendo chegar ao dobro do preço, sem oferecer o dobro de qualidade ou algo parecido, exceto o reconhecimento internacional.
      Grande abraço

      Excluir
    3. Sou seu fã marquinho entendi tudo o que disse realmente foi decisivo. Mto obrigado vou adquirir o egle. Um grande abraço

      Excluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Boa noite Marquinho. Atualmente uso uma Barkley pop 7. Minha dúvida é a seguinte, tenho lábios carnudos "beiço" kkkk isso atrapalha em algo? Me falaram q tenho q aumentar a numeração. Oque vc acha sobre isso? Atualmente eu me sinto bem..Toco a um ano, se eu aumentar a numeração fica melhor? Oque muda com o aumento de númeracao ? Abraços ...Sou seu fã cara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Everton,
      Parabens pela escolha, é uma das minhas prediletas, não se preocupe, a espessura dos lábios NÃO interferem em nada, o que pode interferir é a maneira como você posiciona a boquilha na boca, se começar a reparar nos vídeos e fotos irá notar que alguns músicos montam a embocadura na ponta da boquilha, outros parecem que colocam o bico inteiro dentro da boca, alguns dobram o lábio inferior para fora, outros para dentro, NÃO EXISTE UMA REGRA ou um PADRÃO, existem sim referencias para cada estilo mas é tudo muito pessoal, o que é ótimo pois por isso cada um de nós tem um som diferente.
      Você toca ha um ano, minha dica é FOCAR nos estudos diários, acrescente exercícios de notas longas e EXPERIMENTE posições diferentes e veja QUAL lhe AGRADA MAIS, não se incomode com a opinião de curiosos kkk, ainda é CEDO para aumentar a numeração SE É que será necessário, já que 7 já é uma boquilha bem aberta. Só para uma referência, nosso querido professor Elias Coutinho usa boquilha numero 5 e tem um som espetacular, com uma projeção GIGANTESCA, boquilhas mais fechadas oferecem MUITO MAIOR CONTROLE da embocadura.
      Bons estudos,
      abraço
      Marquinho Sax

      Excluir
  31. BOA NOITE MARQUINHOS, MEU NOME É DANILO SOU SEU FÃ E ADMIRO MUITO SEU TRABALHO MUSICAL E ESTOU AQUI APROVEIANDO ESTA OPORTUNIDADE PARA TIRAR UMA DÚVIDA QUE VENHO SOFRENDO NO MEU ESTUDOS DE SAX ALTO QUE É RESPEITO DAS SILABAS "TU,TOO E HOO" QUERIA SABER COM PRATICALAS DIARIAMETE POIS UM PROFESSOR MEU DISSE QUE É SO PRONUNCIAR DENTRO DA BOQUILHA QUE SAIRA UM SOM BRILHANTE E ATÉ HOJE NÃO PERCEBIR RESULTADOS VERIDICOS AO QUE ELE FALOU. É ISSO MARQUINHOS FORTE ABRAÇO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danilo,
      o uso das diferentes silabas HO, DO e TO são ensinadas de diversas formas, dependendo da metodologia de cada professor, elas são usadas para diferenciar as articulações e não para acrescentar ou diminuir brilho ao teu som, talvez você tenha confundido as informações que ele possa ter lhe passado.
      Se você está em busca de um som mais brilhante, comece aumentando a sua coluna de ar (soprando mais forte), palhetas mais leves também favorecem muito para quem quer um som brilhante, por ultimo, se nenhuma das alternativas lhe satisfizer, experimente uma boquilha com defletor alto (rampa alta).
      Grande abraço!
      Marquinho Sax

      Excluir
    2. Obrigado Marquinhos, que Deus o abençoe, muito obrigado!

      Excluir
  32. Marquinhos, me ajuda, please..rs Atualmente uso a Vandoren Java 2,5 no alto e estou querendo comprar uma FIBERREED. A mais indicada pra mim seria a MS? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Bruno, sim, Se usa a Java 2,5 a equivalente será FIBERREED MS (sem a terminação CLASSIC), se busca som mais escuro opte pela Natural ou HEMP, se prefere levemente brilhante CARBON MS
      Abraco
      Marquinho Sax

      Excluir
  33. Tenho uma duvida quanto a mecânica do saxofone: Como posso melhorar a minha agilidade nas notas super agudas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta Lucas.
      Para tocar habilmente na região super aguda você precisa adicionar à sua rotina diaria de estudos o estudo das escalas nesta região, começe com a cromática, diatônica e pentatonica maior e menor natural...se você estuda-las pelo menos por 30 minutos por dia, claro, adicionada aos seus estudos de rotina, em um mês você já estará tocando nos super agudos da mesma forma que toca na região natural.
      abraço

      Excluir
  34. Boa Tarde mestre , Gostaria que você compartilhasse algumas formas de embocadura e principalmente a que você usa no momento , der algumas dicas da forma adequada etc... Desde já agradeço ,e desejo muitas benção em sua vida e da sua família

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, não se identificou, não sei o seu nome =/
      Eu uso a embocadura chamada de americana, em que eu dobro o lábio inferior "levemente" para fora, liberando uma porção maior da palheta para vibrar. Na parte de cima apoio os dentes.
      Não existe embocadura correta ou forma adequada, cada um de nós devemos experimentar e descobrir qual a melhor para cada um.
      abraço
      Marquinho Sax

      Excluir
  35. como mencionei vi você tocando a malbec no tenor, achei o som gostoso em todas regiões. Uso uma Everton Revolution 8 gold ha 4 anos, Porém sempre achei ela com muito Brilho, ai nos agudos sinto sobrar mt e acaba que nos grave falta um pouco em questão de um som encorpado... ai queria saber se essa malbec ela tem um brilho mais controlado, com um som encorpado em todas regiões e etc. sem aquele brilho que acaba tornando mt enjoativo nos agudos. minha duvida seria: você ja tocou nessa everton igual a minha? se sim, ou ja viu bem o som dela... estou vendo boquilhas diferentes, porém quero com som mais cheio que essa everton... vou citar as boquilha que andei procurando: Malbec 8, Dukoff d8, Lebayle Studio, Everton revolution 8 Bronze (que parece ter vindo bem diferente dessa gold e platinum, por questão dela citar as vintages e etc nessa nova) << essas até 1.500, Otto Link STM 8*, DG The super king << essas até 1.800 vale apena investir nas nossas nacionais? sendo que tem Otto link e DG chegando nesse preço... essa é um pouco da minha duvida amigo! Obg pela Compreensão. desde ja agradeço. citando a Malbec que está 950,00 apenas né... Lebayle também achei nesse preço... ou seja preço está bem mais acessível que as outras citadas. porém só resta saber se realmente está barata pelo som dela mesmo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega (você não se identificou então não sei o seu nome),
      Eu já toquei sim em uma boquilha igual a sua e gostei, é uma boa boquilha.
      Você disse que já toca com ela a 4 anos, você já tem uma boa boquilha, na minha opinião, baseado na minha experiência com esta boquilha, com a Barkley Malbec, Guardala KING, Theo Wanne DURGA, BergLArsen e etc...Eu, no seu lugar neste momento eu NÃO TROCARIA de boquilha, na minha opinião você deveria primeiramente experimentar outras palhetas com cortes e medidas diferentes, você não escreveu qual palheta está usando mas sugiro que, para você SE ENCONTRAR com o teu som, ou seja, ficar satisfeito, você precisa descobrir se o problema de agudos brilhantes e graves magros está na palheta ou na sua embocadura, porque, a sua boquilha é equilibrada, se fosse a Dukoff ou ARB talvez o excesso de brilho pudesse ser causado pela boquilha mesmo assim os graves não seriam magros.
      Não aconselho também o uso de palhetas sintéticas neste momento!!! até você descobrir se o problema do timbre está na palheta ou na embocadura eu sugiro experimentar palhetas dos dois cortes: Americano e Frances (Unfiled e Filed) e aumentar o tempo de estudo de notas longas, para completar, uma dica que talvez não seja tão confortável no inicio, mas, experimente mudar a POSIÇÃO da sua embocadura, experimente "morder" mais na ponta ou mais para trás do bico da sua boquilha...você irá estranhar no inicio, mas quando encontrar o som que você quer, em pouco tempo a sua musculatura já ira se acostumar com a nova embocadura e pronto.
      Espero ter lhe ajudado.
      abraço
      Marquinho Sax

      Excluir
  36. Boa tarde Marquinhos e colegas..
    Marquinhos quais boquilhas vc indica para se tirar um som bem pop no soprano. Som encorpado, brilhante e com potencia..
    Desde ja agradeço..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola David, para som POP as boquilhas com câmara pequena atendem bem, se quiser algo mais "ácido" no estilo "Kenny G" sugiro boquilhas com defletor alto (rampa alta).
      Boquilhas com estas características:
      Barkley POP, Theo Wanne Durga, Dukoff, Rico METALLITE.
      Abc
      Marquinho Sax

      Excluir
    2. olá marquinhos meu nome nome Carlos admiro sua sonoridade queria te perguntar o que você acha do sax alto milano koning e quasar? São bons? outra pergunta você gosta mais do sax alto uo tenor? abraço!

      Excluir
  37. Olá marquinhos e companhia.. Uma abraçadeira François louis meche no som da boquilha de qual forma? sendo ela uma das melhores do mundo, combinando com uma boquilha certa creio que seria top! ela mexeria no timbre e etc? todas boquilha aceitaria ela bem? ou prejudicar de alguma forma alguma boquilha? fica ai mais uma dúvida, desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alefi,
      Sim as abraçadeiras em geral influenciam no som da boquilha. A Francois Louis possui alguns tubos em sua construção que favorecem na ressonância da boquilha, aumentando a presença de harmônicos e consequentemente enriquecendo o som de forma geral.
      Alem do som ela também favorece nas diferentes articulações.
      Grande abraço,
      Marquinho Sax

      Excluir
  38. Olá Marquinho , primeiramente, quero lhe dizer que sou seu fã, curto muito o seu som, principalmente no tenor, eu toco sax tenor tbm, e ainda não sei fazer um vibrato bonito, você poderia passar algumas dicas!? Desde já agradeço! Sucesso a você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Albert,
      muito obrigado pelas palavras!
      Eu postei uma aula sobre ornamentos e o vibrato é o primeiro desta aula, por favor, fique à vontade para assisti-la, se ainda lhe restar alguma dúvida pode me chamar aqui novamente! segue o link
      abraço,
      Marquinho Sax

      https://www.youtube.com/watch?v=HPlDe6NF6Zo&t=422s

      Excluir
    2. Obrigado pela dica,eu assisti o vídeo,bom agora vou me empenhar a estudar esse ornamento! Deus te abençõe !

      Excluir
  39. Marquinhos boa noite, tenho Sax tenor weril master é soprano, não toco mais profissionalmente, no tenor uso boquilha Otto link, no soprano não me identifiquei ainda o que me sugere pra ele? Boquilha e palheta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valeria,
      uma boquilha que é muito bem "cotada" para sax soprano é a BARI HR, ficou famosa por ser muito versátil e fácil de afinar.
      Palheta, vai depender da sua embocadura, da sua rotina de estudos e da maturidade da sua embocadura...voce ira precisar experimentar até encontrar a que se "encaixe" melhor com a sua embocadura.
      abraço,
      Marquinho Sax

      Excluir
  40. Tudo bem meu querido? Gostaria de perguntar quais as posições que você consegue tirar com mais facilidade o G e G# super agudo no Tenor, pois tá difícil aqui rsrsr, obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alisson,
      No tenor
      G = registro de F frontal + recurso Bb lateral
      G# = B+G (mao esquerda) e F+D (mão direita) + recurso C lateral
      não se preocupe, são as mais difíceis mesmo.
      abraço
      Marquinho Sax

      Excluir
  41. BOA NOITE MARQUINHOS, MEU NOME É DANILO SOU SEU FÃ E ADMIRO MUITO SEU TRABALHO MUSICAL E ESTOU AQUI APROVEIANDO ESTA OPORTUNIDADE PARA TIRAR UMA DÚVIDA QUE VENHO SOFRENDO NO MEU ESTUDOS DE SAX ALTO QUE É RESPEITO DAS SILABAS "TU,TOO E HOO" QUERIA SABER COM PRATICALAS DIARIAMETE POIS UM PROFESSOR MEU DISSE QUE É SO PRONUNCIAR DENTRO DA BOQUILHA QUE SAIRA UM SOM BRILHANTE E ATÉ HOJE NÃO PERCEBIR RESULTADOS VERIDICOS AO QUE ELE FALOU. É ISSO MARQUINHOS FORTE ABRAÇO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danilo,
      Você já perguntou no dia 17 de janeiro e eu já o respondi.
      São diversas perguntas e eu aproveito todos os intervalos que tenho para ler e responder, mas por se tratar de um trabalho "voluntário" é necessário que tenha paciência para receber a resposta.
      Grande abraço,
      Marquinho Sax

      Excluir
    2. Desculpe Marcos, sou novo aqui no blog não sabia como funciona o atendimento , pensei que não poderia me responder. Desculpe o incômodo, forte abraço Marquinhos!!

      Excluir
  42. Marquinhos olha eu te perturbando de novo,kkkk te perguntar uma dúvida quando fazemos notas em uma oitava acima no sax com a chave do polegar temos que colocar um pouco mais de pressão no labio inferior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvin,
      Sim, mas isso tem que ser de forma natural, não é necessário muita pressão, o que deve ter no inicio dos estudos é MAIS VELOCIDADE na coluna de ar, ou seja, soprar mais forte.
      abraço,
      Marquinho Sax

      Excluir
  43. Marquinhos ...
    Cheguei em uma situação desesperadora, não sei mais o que estudar, quero voltar a estudar mas queria obter uma grade de estudos e segui-la.
    neste momento apenas toco na igreja e em algumas bandas fora os casamentos mas me sinto congelado por querer algo a mais... sei que vc me entende rsrsrs.
    me ajude com o que estudar para não pular etapas e obter um resultado satisfatório.
    algo a me indicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Efraim,
      Se a sua técnica com o instrumento já esta apurada à este ponto, isto é fantástico, eu afirmo isso porque eu mesmo estou bem longe de ter a minha técnica 100% apurada!
      Mas já que você alcançou este status, na minha opinião você pode partir para o estudo de improvisação, que é um assunto GIGANTESCO, eu diria sem fim, pois são muitas possibilidades, muitas variações, muitas vertentes diferentes e certamente lhe abrira muitas oportunidades.
      O inicio é estudando harmonia, possivelmente você já conheça, mas é o que eu consigo enxergar para lhe sugerir com base nas informações que você passou.
      abraço
      Marquinho Sax

      Excluir
  44. Professor comprei uma boquilha Ivan Meyer pop 7. mas tenho dificuldades em tirar os graves depois do re tenho que colocar muita pressão, os agudos e mas fáceis sai bem fácil. não sei se e minha embocadura ou a palheta que e uma vandore 2,5
    se for a palheta qual palheta o senhor me indica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Obelisk,
      bom, pode ser por varias razoes. Primeiro, se você comprou ela Nova, provavelmente a recomendação do fabricante (e o ajuste dela) foi para usar Fibracell 1 ½. Se comprou usada pode ser que ela tenha sido mexida, tenha caído e neste caso fica dificil mesmo, e infelizmente existe muita gente desonesta que derruba uma boquilha ou tenta mexer por conta própria e depois, quando viu que fez besteira ao inves de enviar para o fabricante ou para um refacer, simplesmente coloca-a à venda e passa a bomba para o próximo.
      Então agora é com você. a minha dica é procurar o fabricante e enviar para ele conferir a mesa, ponta e trilhos e/ou ajusta-la para você poder usar com a sua atual palheta.
      grande abraço,
      Marquinho Sax

      Excluir
  45. Bom dia ⁨Marquinhos Sax⁩ é uma honra para mim poder compartilhar minha dúvida é acho que é dúvida de muita gente,sempre quis saber como você desenvolveu essa memória fotografica se posso dizer assim de decorar todo esse repertório?
    Queria se possível uma dica de sua parte como estudar e etc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Iordan,
      Eu aprendi a tocar "de ouvido" isso já facilita bastante, somente depois de 5 anos tocando sax é que eu fui aprender a teoria musical.
      A dica para "decorar" as músicas são duas:
      - primeiro OUVIR REPETIDAMENTE a música que quer decorar, mas ouvir muito mesmo, preferencialmente uma musica apenas por dia, quantas vezes conseguir, assim o cérebro irá armazenar (registrar) o mapa da música.
      - a segunda dica é adquirir INTIMIDADE com o instrumento, desta forma você conseguirá EXECUTAR o que o cérebro já memorizou.
      Preferencialmente escolha UM saxofone apenas, para quem está iniciando se tentar tocar dois ou três saxofones diminui significativamente a intimidade com cada instrumento.
      Grande abraço!

      Excluir
    2. Deus o abençoe pela resposta muito boa e construtiva!!
      Vou levar como base para treinar em algumas músicas que quero decorar.
      Muito obrigado Deus o abençoe sempre Marquinhos Sax esse é o cara!!
      Até a próxima dúvida!!!

      Excluir
  46. Marquinho, obrigado pela explicação sobre a MS8.....gostaria de uma explicação sobre a Barkley Killer 9

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Defletor alto, em formato bullet, câmara média.
      Excelente para quem toca POP ou gosta do som do tenor mais explosivo.
      Abc

      Excluir
  47. Marquinho boa tarde, gostaria de saber qual o setup de som q vc usa, microfone, mesa, caixas... Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Microfones SHURE BETA 98h (sem fio) e SHURE BETA 98A (com fio)
      Mesa de som digital BOSE TONEMATCH1 e caixas de som EV (EletroVoice) modelo ZXA-1

      Excluir
  48. Boa trade Marcio,
    Eu não sei se eu entendi direito a sua dúvida, se é continuação de outra pergunta, se o seu texto não veio completo, mas eu acredito que esteja falando da numeração dos saxofones EAGLE que revelam a data de fabricação, se sim, eu explico.
    Os saxofones mais antigos, fabricados até 2010 eram TODOS CLASSIC SERIES (exceto alguns protótipos da serie MASTER que já estavam circulando antes do lançamento) e estes tinham grafado na lateral junto à LOGO quatro números que são respectivamente ano/mês de fabricação como o meu por exemplo: 0311 que é 2003/março, A partir de 2010 a EAGLE definiu como padrão deixar na lateral a numeração referente ao modelo e levou a data de fabricação para a parte de trás, juntamente com o numero de serie, isso em TODAS as séries CLASSIC, MASTER e SIGNATURE.
    abraço,
    Marquinho Sax

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  49. Olá Marcio, encontrei a sua pergunta, é que você fez a pergunta no lugar de uma resposta de outra pergunta :) aí fica dificil :D
    Mas já esta respondido e sim, o seu que vem escrito 0605 foi fabricado em 2006/maio e também é CLASSIC SERIES

    ResponderExcluir
  50. Oi Luciano,
    Depois de usar diversas pedalarias e multi-efeitos eu constatei que para o meu trabalho apenas reverb e delay são suficientes, ambos usados bem discretamente.
    Sim eu tive uma VE-20 mas TUDO o que colocamos entre o microfone e a mesa de som gera perda de sinal, perda de qualidade, exceto quando se usa CABOS e CONEXÕES de altíssima qualidade banhados à ouro por exemplo e além disso a programação deve ser perfeita para não mascarar o som real do saxofone, então eu preferi continuar usando o DSP da mina mesa de som.
    Grande abraço,
    Marquinho Sax

    ResponderExcluir
  51. Olá marquinhos tudo bem?
    Cara sou super iniciante no sax queria saber sobre afinação... acha que eu tocando com playback e as notas batendo sem ter aquela sensação de que tem algo fora é sinal que meu instrumento está afinado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno,
      SIM, exatamente isso, aliás, não necessariamente que o seu instrumento esteja afinado, mas SIM você está tocando afinado, muitas vezes nós tocamos e em algumas regiões cabe à nós CORRIGIR a afinação do instrumento, ou seja, nós tocamos AFINANDO, já que o saxofone é um instrumento considerado NÃO TEMPERADO.
      um abraço e bons estudos!
      Marquinho Sax

      Excluir
    2. Muitíssimo obrigado amigo pelo esclarecimento :))

      Excluir
  52. marquinhos o blog esta bombando hein. Parabens!

    ResponderExcluir
  53. Boa noite Marquinhos Sax! Toco com uma Claude Lakey 7*3 Jazz para Sax alto, queira uma dica de palheta que combine ou que eu consiga mais desempenho... Já uso Vandoren Paris e Java

    ResponderExcluir
  54. Ola Marquinhos,tudo bem??
    Gostaria de saber a sua opinião,na verdade queria que me tirasse uma dúvida.Estou querendo comprar uma barkley e estou em dúvida entre duas delas,a barkley pop custom 8 e a AT9,já vi vc fazendo um som em ambas,qual vc me indicaria??
    Em qual delas vc se sentiu mais confortável pra agudos ,graves etc ?Qual proporciona um som melhor??
    Desde já muito obrigado!!
    Franck.

    ResponderExcluir
  55. Olá Marquinhos Sax tudo bem? Sou seu fã e te acompanho sempre em suas lives e canal, gostaria de dica a respeito de boquilha, atualmente uso uma Claude Lakey 7*3, só que estou tendo dificuldades de tirar graves nela, então gostaria de uma dica, quero adquirir uma boquilha mais fechada mais que não perdesse o som brilhante que gosto muito, tem alguma dica? Tenho forçado muito para tirar certas notas é uma boquilha mais fechada deve resolver, muito obrigado pela atenção...

    ResponderExcluir
  56. Ola marquinho tudo bem? A fabricante eagle faz venda de saxofone para consumidores? Ou somente logista? Obrigado

    ResponderExcluir
  57. Olá Marquinho.
    Um amigo estar vendendo um Selmer Bundy 2 todo luthiado.
    Voce acha que é um bom negócio?

    ResponderExcluir
  58. Olá Marquinhos sou fã demais do seu trabalho e do seu som, gostaria de tirar uma dúvida com vc pois estou querendo comprar um sax alto eagle vg500 ou konig master série, qual vc mim recomendaria desses dois que vai mim atender melhor com sonoridade,timbre e mecânica pois ambos tem quase os mesmos preços, obrigado...

    ResponderExcluir
  59. Olá querido, gostei muito da sua resposta sobre minha boquilha Everton Revolution 8 e vou permanecer com ela e estudar mais ela como você disse...estou usando palhetas numero 2 da V16 e Select Jazz 2s, sendo elas as melhores 2 que ja testei... porém testei outras 2 como a rigotti 2l, Java Zz e ficou um pouco pesada pra mim...será que devo descer pra uma numeração 7? pra usar mais variedades de numero 2, ou posso usar 1.5 na abertura 8? será que timbra bem nela? ouvi falar que palhetas no tenor com essa abertura seria 2 pra cima e que 1.5 não favorece, e com essa minha dificuldade no Ar, desceria pra uma 7? faria diferença nas palheta 2? vou estudar mais essas notas seguradas que você sugeriu tbm.. Agradeço dms suas dicas amigo! grande Abraço. fica na Paz

    ResponderExcluir
  60. marquinhos sax parabéns pelo seu trabalho me tire uma dúvida parece que o sax alto serve mais para improvisar na música e o tenor para fazer solo você pensa a sim ou tem outra opinião?

    ResponderExcluir
  61. Olá, Marquinho.. admiro muito o seu som e sua técnica no tenor!! A minha pergunta é sobre o tudel jansensax.. tô com sax tenor, um Eagle 503 e estou interessado neste tudel.. realmente ele é tudo isso que dizem? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  62. Olá, Marquinho!!! Me chamo Alexandre e admiro seu trabalho. Gostaria de saber se você tem indicações de professores de sax alto em Curitiba. Um abraço e obrigado.

    ResponderExcluir
  63. Ola mestre....Estou querendo adquirir uma MS8 de tenor pq sou muito fã do seu timbre..mas estou com receio devido a sua abertura. Ela é equivalente a abertura 7 da boquilha de Alto??

    ResponderExcluir
  64. Bom dia Marquinho

    Minha dúvida, qual a diferença entre os sax eagle 501 e 510, qual deles é estudante, semi profissional e profissional, eles se equiparam a qual da Jupiter e da Yamaha.

    ResponderExcluir
  65. como faço para adquirir um sax alto eagle 510S?

    ResponderExcluir
  66. Ola!!
    Meu nome é Gideon, vi em uma loja virtual um sax yamaha custom z copia sa china.
    Vc conhece esses instrumentos ? Sera q São bons ?

    ResponderExcluir
  67. Bom dia Mestre!

    Parabéns pela iniciativa, sou iniciante, iria pedir para mestre se tem algumas dicas: para melhorar o som quando faço articulação utilizando a língua, as vezes som fica meio marcado, gostaria de ter um som mais ligado na articulação, som mais liso.
    Utilizo palheta 1/2 rico e 2 vandoren Java, toco sax soprano, boquilha Selmer C*.
    Desde já agradeço a ajuda

    ResponderExcluir
  68. Meu amigo, gostaria que tu me falasse algo da boquilha Barkley Malbec 9 para tenor pois, achei muito bom o som mas só vi um vídeo com ela, vídeo esse o qual tu mesmo interpreta lindamente Careless Whispers. Desde já fico grato irmão, DEUS abençoe.

    ResponderExcluir
  69. Ola, gostaria de perguntar onde eu posso adquirir o sax eagle 510 s . nao estou achando para comprar. Parabéns pelo grande trabalho e talento. Obrigado e ate logo. Gustavo

    ResponderExcluir
  70. Olá, gostaria de saber se a palheta Rigotto gold médium 2,5 e muito pesada,toco com uma outra marca número 2 ?

    ResponderExcluir
  71. Marquinho por gentileza estou querendo comprar um sax tenor da Konig, mais tenho receio da marca desse sax. Seria uma boa escolha eu comprar este sax? valeria a pena?. Vc já tocou um sax dessa marca. Fico grato se poder me responder.

    ResponderExcluir
  72. Boa noite Marquinhos! Assisti um vídeo seu no youtube e no final apareceu o saxofone que você usava e foi o sax alto eagle 510s, esse sax é profissional, eu fui pesquisar, gostaria de saber onde esse sax é fabricado e se vale a pena comprá-lo, meu último sax antes de vende-lo foi o yamaha yas 62, o que os dois tem em comum, e se vale a pena comprar o sax alto eagle 510s, obrigado.

    ResponderExcluir
  73. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  74. ola marquinhos blz? qual é a diferença do sax eagle sa 500 e a sa 501 como posso fazer pra saber existe alguma diferença na aparência visual ? desde ja agradeço abraços!!!

    ResponderExcluir
  75. Marquinhos eu comprei a boquilha Barkley malbec e confesso que fiquei surpreendido com o volume e qualidade de som que ela produz. Bom, como tem sido sua experiência com a boquilha Barkley malbec?

    ResponderExcluir
  76. Boa noite.meu nome é Ezequiel. Marquinhos quero dizer que admiro muito seu trabalho,e gostaria se possível que vc me falasse sobre o sax alto Spectra A 931,eu notei que ninguém usa e não fabrica mais
    ele possui algum problema que de para resolver ou é mais fácil trocar por outro se sim qual modelo é similar.Eu adquiri ele em 2001.
    muito grato pela atenção

    ResponderExcluir
  77. Bom dia Marquinho, tudo bem? Antes de tudo quero te parabenizar pelo seu trabalho. Muito bom no que você faz. Deus te abençoe. Gostaria de uma opinião sua, tenho um sax alto weril Spectra 4, mas quero comprar outro sax. Já pesquisei alguns, mas não toquei. Vi uns vídeos (inclusive seu) sobre o sax alto Jansen custom com tudel banhado a prata. Queria sua opinião. Sobre o sax 510 Eagle também. Entre esses dois qual você ficaria?

    ResponderExcluir
  78. Perdão, esqueci de me identificar, meu nome é Marcos, toco sax alto na orquestra da igreja

    ResponderExcluir
  79. Bom dia Marco, tudo bem? preciso de ajuda, tenho sax alto Yamaha 275 atualmente estou usando uma manito statera 8 da sax shop com as palheta v12 e java vandorem. O som fica parecendo que a palheta esta rachada, porem são nova, percebi isso com outras boquilhas que tive uma barkley pop kustom 7 e gp7 até troquei a kustom achando que era problema, o que posso fazer para para ou diminuir isso? desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  80. Olá Marquinhos! Gostaria de saber se você da aulas? Você é de Belo Horizonte? Caso não seja, por favor me diga qual o caminho para aprender tocar como você, o que devo fazer? Eu toco um pouquinho, na igreja, coisa muito simples... mas meu som é feio. Não tenho muito tempo para treinar e o pouco que sei aprendi sozinha... por favor me responda!!!! Abraço!

    ResponderExcluir
  81. Tenho outra dúvida, gostaria da sua ajuda por favor. Tenho um Alto Eagle/Boq. Claude Lakey 6*3/Vandorem 1,5, e fica apitando de vez em quando... Pq isto esta acontecendo? Eu não aguento palheta de numeração maior ainda...

    ResponderExcluir
  82. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  83. Bom dia,boa tarde ou boa noite (não sei a hora que vc vai ver a msg).
    Meu nome é Luiz Mazzucato.
    Tudo bem Marquinho? Como estás?
    Vejo seu vídeos,gosto muito do seu timbre. Gostaria de algumas informações e dicas.
    Então amigo,recentemente adqueri um Sax Alto Eagle SAX 516 Big bell.(me parece ser uma série limitada que a Eagle lançou no passado). É isso mesmo? Você conhece o instrumento? Esse Sax é considerado profissional? Qual sua opinião. Já tocou em um desses?
    Adqueri tbm recentemente uma Boquilha Barkley Pop 7 Kustom. Testei várias Palhetas : Vandoren Java green 2.5, Vandoren Zz 2.5 e 3,Rigotti Gold 2.5 light, medium e strong. Achei que o timbre ficou muito estridente na região aguda. A Rigotti Gold 2.5 strong ficou razoável.
    Na tentativa de eliminar ou diminuir a estridência, testei tbm a Palheta Rico Hemke 2.5, achei que ficou sem vida, muito escuro. Testei tbm a Rico Select Jazz 2 hard filed. Ficou razoável. A Palheta que achei que o timbre ficou bom foi a Rico La Voz medium. A densidade dela está entre 2.5 e 3, comparando com a Vandoren Java green, seria uma 2.75. Achei que ficou bom pra mim. Consigo articular bem, não ficou pesada, ficou confortável.
    Gostaria de uma orientação em relação a essa Boquilha. Existe algum macete? Alguma dica? Pra que o timbre não fique tão estridente. Algum exercício?
    Observei que com Palhetas + pesadas diminue a estridência. É isso mesmo? Me parece que ela timbra melhor, com o Som que desejo,com Palhetas + pesadas.
    Me oriente por favor.
    E que Deus continue a te abençoar cada dia + e +...Abraços.

    ResponderExcluir
  84. Salve! Mestre Marquinhos!
    Uso uma boquilha otto link numero 9/ super tone master...com palheta fibraceel 1.5
    Quero arriscar com a Fiberreed carbon Soft...(posso apostar? Ou existe outra combinação melhor?)
    Muito obrigado e parabéns e que Deus te abençoe cada dia mais....só Ele pode pagar por sua entrega aos amantes da boa música!!!
    Um forte abraço!!

    ResponderExcluir
  85. Olá Marquinho, Queria saber como faço pra alcançar um timbre parecido com o seu, tiro bastante nota longa principalmente as mais graves como: A# e B, mas não sinto tanta diferença, quero ter um som com mais pegada assim como o seu. Outra coisa, não aperto a palheta, e mesmo assim meu som não fica tão bonita como o seu, fica um som fino apartir do G Agudo.

    Setup:
    Sax alto Júpiter Jas 567
    Boquilha Barkley Premier 8
    Palheta Vandoren tradicional 2,5.



    ResponderExcluir
  86. Boa noite mestre Marquinhos, se possível gostaria de saber qual diferença da boquilha Barkley Malbec 8 e a Ever Ton Revolution 8?

    ResponderExcluir
  87. Olá Marquinho. Qual setap que você está usando recentemente? Sobre sua palhets eu uso a Vandore azul 2,5. Qual seria a compatível com essa? Digo qual a sua atualmente? Forte abraço

    ResponderExcluir
  88. olá...assim como muitos, sou mais um fã do seu trabalho. Vi que vc pode dar algumas orientações sobre compra de sax.. bem tenho dois orçamentos possíveis, não sei exatamente qual será, mas gira entre 5 e 9 mil. Pesquisei e achei entre esses valores os custom, novos, da Vermont Paris, o da koning, e uns usados da yas, da cannonball e da selmer. O que desejo de vc é um norte entre esses ou outros que eu não tenha sitado... obgd desde já e felicidades que Deus lhe abençoe ainda mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Sax Eagle 501L tem melhor estrutura que o 500 VG e o 500 BAR?

      Excluir
  89. Olá Marquinho, qual sax você usa atualmente e qual loja online posso encontrar

    ResponderExcluir
  90. Ola, tudo bom. Gostsria de ssber se ha alvuma diferenca no estilo de dim da boquilha e ever-ton evidence em comparacao com a jody jazz hr? Uso um eagle 901 soprano com uma barkley jazz 7 mas to querendo mudar de boquilha. Nao pre isa dizer qual a melnor mas o extilo de cada uma pra eu nao comprar uma igual.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  91. Ola, tudo bom. Gostsria de ssber se ha alvuma diferenca no estilo de dim da boquilha e ever-ton evidence em comparacao com a jody jazz hr? Uso um eagle 901 soprano com uma barkley jazz 7 mas to querendo mudar de boquilha. Nao pre isa dizer qual a melnor mas o extilo de cada uma pra eu nao comprar uma igual.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  92. Prezado Marquinho Sax, em primeiro lugar, parabéns pelo seu trabalho e pelo seu talento! Logo, gostaria de saber o seguinte: (1) Seria possível alguém dedicar-se, inicialmente, a dois tipos de saxofone (alto e soprano ou alto e tenor, etc., por exemplo)? (2) Por acaso, os sopranos curvos seriam mais "simples" (ou menos "indomáveis") do que os sopranos retos, em termos de embocadura, etc.? (3) Costuma-se dizer aos iniciantes que usem a boquilha original de fábrica (aquela que acompanharia o instrumento), porém, será uma boquilha melhor não ajudaria o estudante a formar melhor a sua embocadura? Muito obrigado e que você siga sendo muito abençoado por Deus em tudo!

    ResponderExcluir
  93. Então minha dúvida e meu sax tenor eaglE foi comprado em 2005 data 0506. E um bom sax?

    ResponderExcluir
  94. Boa tarde Marquinho, gostaria de saber da sua analise do eagle 510s,
    e onde posso esta adquirindo um desse modelo (prata).
    grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  95. Boa Noite Marquinho,

    Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo trabalho e a inspiração que nos proporciona.

    Aproveito de sua experiência para sanar uma dúvida... Possuo um Tenor Winner, chinês e sempre gostei muito do timbre dele... Adquiri recentemente um Yamaha YTS-31, a mecânica e afinacao são perfeitas mas me decepcionei bastante com o timbre... Achei muito brilho e sem peso...sem corpo... Isso utilizando o msm setup que uso. Será que uma nova boquilha poderia resolver...ou é uma característica deste yaamha?

    Desde ja obrigado e Sucesso

    ResponderExcluir
  96. Amigo entre um sax alto yas 23 e o konig clássic qual teu conselho?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  97. Boa tarde!Mestre, recentemente assisti ao seu vídeo no YouTube falando sobre ornamentos, mas ainda fiquei com bastante dúvida prática mesmo. Poderia me indicar alguma teoria e exercícios sobre Appoggiatura, por exemplo? Muito grato, desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ANDERSON faça uma pesquisa simples no Google porém seja específico e encontrará tudo o que precisar, por exemplo em relação à appoggiaturas digite: exercício apogiatura ou exercício apogiatura para saxofone, depois substitua a palavra apogiatura por outra que você tenha interesse, você irá se surpreender com quanta informação a rede nos disponibiliza.

      Excluir
  98. Olá marquinhos, eu tenho um sax alto eagle sa501 e acho o som dele um pouco brilhante, (lembrando q eu ainda estou com a boquilha q vem nele) eu gostaria de saber se tem instrumentos com uma caracteristica de som mais brilhante? E se sim, qual ou quais vc me indicaria? Eu pretendo investir uns 4.500 reaisno instrumento e agora q estou com 1 ano e meio de estudos tbm vou comprar uma boquilha visando sempre o som erudito.desde ja agradeço!.

    ResponderExcluir
  99. Olá prof comprei uma boquilha DUKOFF D7 pro meu soprano reto e gostaria de saber que palheta casa bem com essa boquilha...obs: toco sozinho solando com playbacks na igreja

    ResponderExcluir
  100. Olá, mestre Marquinhos!
    Admiro muito seu trabalho e o seu talento, sou muito fã do seu som.
    Eu toco tenor á 2 anos e pretendo trocar de boquilha, quero um som mais agressivo, estou em dúvida da Barkley Malbec e a Everton Revolution, qual você recomendaria ?

    ResponderExcluir
  101. Boa noite Marquinho. Vc poderia me informar por favor qual é a abertura da boquinha malhei pra tenor vc usa?

    ResponderExcluir
  102. Boa noite Marquinhoestou querendo comprar um sax alto estava olhando a marca harmonics modelo has-200l o que vc me diz dessa marca

    ResponderExcluir
  103. Olá Marquinhos qual a diferença entre o sax eagle sa500 e o sa 501???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diferença é apenas “a cor” do acabamento. Um é todo laqueado dourado e o outro tem diversas opções de cores do laque, inclusive a opção niquelado

      Excluir
  104. Boa noite, professor! Me chamo Anderson, tenho um Sax alto shelter,uma boquilha Everton strength Gold 7 e uso palhetas Java 2,5 . Me inspiro muito no timbre que o senhor toca. Eu poderia fazer algum ajuste para meu timbre ficar parecido com o seu? Precisaria trocar de boquilha? Desde já, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  105. Bacana hein! Você faz um trabalho muito bonito. Foi através dos seus vídeos que eu voltei a me interessar por musica e instrumentos. Adquiri inclusive um sax alto, (Eagle). Gostaria de saber, se a fábrica tem algum vídeo na internet mostrando a fabricação. Já assisti a vários de outras marcas. Desde já grato pela atenção, desejo-lhe todas as bênçãos do pai eterno.

    ResponderExcluir
  106. Boa noite

    Em primeiro lugar quero dizer que sou um admirador de seu trabalho desde dos tempos de Vida Reluz.

    Gostaria de perguntar sobre os pedais de efeito, é legal usar, se sim qual você me indicaria?

    ResponderExcluir
  107. Boa noite, Marquinhos!
    Parabéns pelo trabalho...
    Pode me falar sobres weril Spectra
    A 931?

    ResponderExcluir
  108. Boa noite, Professor Marquinhos. Poderia me indicar um modelo ou marca de sax alto? Tenho um sax shelter há 10 anos, mas a sonoridade já não me agrada mais. Atualmente, possuo 5.000 para investir em um sax. Poderia me indicar um bom? Mesmo que seja usado?

    ResponderExcluir