quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

    PALHETAS FIBERREED 




DIFERENÇAS ENTRE AS FIBERREEDs


INFORMAÇÃO IMPORTANTE SOBRE OS DIFERENTES CORTES !!


As FIBERREED possuem dois cortes diferentes da mesma forma que as palhetas de Arundo Donax (bambú) sendo FILED e UNFILED que aqui no Brasil conhecemos como corte “tradicional” ou francês e corte americano. 
   Para você identificar visualmente, o corte francês “FILED” é aquele em que o "bambú" recebe dois cortes na sua casca e o americano apenas um, mas as diferenças não estão apenas no corte da casca,  mas sim em toda a estrutura da raspagem da palheta, umas com a ponta mais grossa, formatos diferentes do "vamp"(onde se localiza o coração da palheta, enfim, o “corte” define a resposta da palheta, não apenas sonora mas o comportamento dela em questão de vibração, ponto de apoio e etc.
Da mesma forma: se a sua FIBERREED tiver a terminação CLASSIC significa que ela é FILED ou seja, tem o corte tipo francês
se a sua FIBERREED não tiver a terminação CLASSIC significa que ela é UNFILED ou seja, tem o corte americano
DICAS:
  • –  Se você vai comprar uma Fiberreed e gostaria de obter uma restosta “parecida” com a sua atual
    palheta, é importante que você identifique o corte da sua atual palheta para comprar o modelo
    correto.
  • –  Verifique na tabela comparativa qual a medida da FIBERREED equivale ou se aproxima da medida
    da sua atual palheta.
______________________________________________________




Fiberreed Natural e Fiberreed Natural Classic

Esta Fiberreed é fabricada totalmente de "Hollow Fiber Foam resin Compound (HFC)” ou em português "Composto de Fibra Oca Branca Espuma de Resina" que copia a estrutura do bambú natural (Arundo
Donax).
A Fiberreed Natural Classic consiste do mesmo material como a Fiberreed Natural porém este modelo possui um corte mais acentuado soando mais quente e mais escuro que a Fiberreed Natural.
Adapta-se perfeitamente para um som de jazz vintage ou boquilhas clássicas como a Selmer C *. 



_________________________________________

Fiberreed Carbon e Fiberreed Carbon Classic
O material da Fiberreed Carbon possui várias camadas de fibras de carbono, cada módulo como segunda camada. A conotação é um som mais rico e o espectro sonoro é maior em comparação com a Fiberreed Natural. O registo grave é gordo, as notas agudas são "gritantes” este modelo tem uma presença convincente, com projeção impressionante.
As diferenças entre a Fiberreed Carbon Classic e a Fiberreed Carbon são as mesmas como na Fiberreed Natural e Fiberreed Natural Classic.O modelo Fiberreed Carbon Classic tem um corte mais acentuado soando mais quente e mais escuro, a Fiberreed Carbon é mais brilhante. 
___________________________________________

Fiberreed HEMP
80% de material orgânico para um som mais escuro. Com os mesmos benefícios que a Fiberreed Carbon e Fiberreed Natural.
____________________________________________

Ajustando sua Fiberreed


Você pode ajustar a sua Fiberreed da mesma forma que uma palheta de bambu.
Para isso, você precisará de lixas d’agua no. 500-1000 e para ajustes mais radicais lixas d’agua no. 300- 400.
Para certificar-se de que você não irá respirar o pó você deve usar lixa d'agua e molhar as lixas e as palhetas antes de lixá-las ou usar uma máscara.

SUA FIBERREED ESTÁ MUITO LEVE PARA TOCAR (MACIA) 
Deixe a sua Fiberreed mais DURA

Pegue uma lixa d’agua fina No.1000 e lixe a ponta da palheta em um ângulo de 90 ° (como se lixasse as unhas) .Você pode usar um cortador de palhetas também, mas a ponta deverá ser retrabalhada com lixa conforme o passo anterior.
ATENÇÃO: Você não deve diminuir mais de 1 milímetro (0,04 polegadas), em geral, porque as medidas vão mudar muito e possivelmente as medidas não irão harmonizar mais.


_________________________________________________________________________________
SUA FIBERREED ESTÁ MUITO PESADA PARA TOCAR (DURA)
 Deixe a sua Fiberreed mais LEVE

Se a sua Fiberreed não responde bem ou parece ser muito dura você pode ajustá-la e torná-la mais fina. Normalmente é suficiente trabalhar apenas na ponta da palheta. O som vai ficar um pouco mais brilhante assim. Pegue um pedaço de lixa No. 1000 e lixe a ponta da palheta no primeiro terço do corte cuidadosamente. Após cada "lixada” monte-a na boquilha e toque a sua Fiberreed para descobrir o que mudou. Você deve repetir este processo até obter o resultado desejado.
Se os registos graves estão difíceis de tocar você tem que trabalhar em sua Fiberreed com uma lixa mais grossa na parte traseira do corte. Este é o último terço do corte onde a palheta atinge a espessura total e muda ao longo do eixo. É necessário remover mais material para conseguir o resultado notável. É essencial aqui também montar e experimentar a sua Fiberreed após cada “lixada”. 


CLICK NA IMAGEM e assista o vídeo 
__________________________________________________________________________________________



SUA FIBERREED É MAIS LARGA DO QUE A SUA BOQUILHA
Deixe a sua Fiberreed mais ESTREITA
Algumas boquilhas são menores do que as medidas-padrão (mais estreitas). Para deixar a sua Fiberreed mais estreita segure-a pelo eixo (CENTRO) e arraste-a na posição horizontal sobre uma lixa d’agua no. 500. Tome cuidado para segurar a cana apenas no eixo. Você nunca deve colocar pressão sobre a ponta da palheta porque isso mudaria a forma dela muito rápido, correndo o risco de estragar a palheta. Lixe sua palheta em ambos os lados alternados até chegar a largura desejada, tomando o cuidado de lixar uma vez de cada lado e experimentando na sua boquilha. Finalmente você deve arredondar as bordas da palheta nas laterais com uma lixa d’agua fina (no. 1000) na parte da palheta onde os lábios encostam nela.

AJUSTANDO A PONTA DA FIBERREED PARA COMBINAR COM A PONTA DA SUA BOQUILHA
Existem boquilhas com pontas em diferentes formatos, algumas mais arredondadas outras menos arredondadas. Para ajustar a sua FIBERREED de forma que ela combine com a ponta da sua boquilha pegue um lixa d’agua no. 1000, trabalhe em um ângulo de 90° (como se lixa-se a sua unha) observando a ponta da boquilha ajuste a ponta da palheta com a forma desejada.


_________________________________________________________________________________________

  

                                            INFORMAÇÃO IMPORTANTE

Uma informação importante para os saxofonistas, estudos comprovam que quando nós falamos, SENTIMOS que a nossa voz é mais “grossa” ou “grave” do que quando a ouvimos em uma gravação, porque isso acontece? A explicação parece complicada mas depois de ler o texto perceberá que é simples. Quando nós falamos, o que nós ouvimos é a SOMA do som que sai da nossa boca e nariz com a VIBRAÇÃO das cordas vocais transmitidas para a maxila e na sequência, para o sistema auditivo. CONCLUSÃO, o som da nossa voz “soa" diferente, para quem está FALANDO e para quem está OUVINDO.

Quando nós tocamos o saxofone nós NÃO ouvimos APENAS o som que é emitido através do instrumento mas TAMBÉM A VIBRAÇÃO que é transmitida da boquilha para os nossos dentes (potencializada para quem não usa adesivo protetor), na seqüência esta vibração passa pela maxila chegando até o nosso sistema auditivo, por esta razão é POSSÍVEL que o músico SINTA que o seu som está diferente com a FIBERREED de quando utilizadas palhetas de bambú, mas a resposta está na vibração das palhetas que por serem fabricadas em diferentes materiais, com densidades diferentes temos a sensação de que o som é diferente, mas GRANDE PARTE DESTA DIFERENÇA é apenas a sensação, repito, tratam-se de materiais diferentes, a matéria prima das FIBERREEDS possue densidades diferentes o que confere à ela DURABILIDADE incomparável
Alguns acharam estranho eu escrever que a voz sai também pelo nariz...faça uma experiência, fale o meu nome, “Marquinho” tampando o nariz...., você falou “barquinho” porque a letra “M” sai apenas pelo nariz.
Alguns músicos SENTEM diferença tocando com uma palheta de bambu e com uma FIBERREED, porém existe uma GRANDE DIFERENÇA entre SENTIR e de fato OUVIR.

Marquinho Sax

_______________________________________________________________________________





23 comentários:

  1. ATENÇÃO!!!! TODAS as perguntas devem ser feitas na pagina "O QUE VOCE QUER SABER SOBRE SAX?"

    comentários à respeito desta matéria podem ser postados aqui normalmente

    ResponderExcluir
  2. Olá amigos! Sou músico saxofonista há 23 anos e já tive experiências com vários tipos de palhetas de saxofone. Percebi que eu estava gastando muito em palhetas e nem sempre obtendo os devidos resultados. Comecei então a busca por uma palheta que me atendesse, e exatamente há 1 ano e 3 meses foi me apresentado pelo pessoal da saxshop as Palhetas Fiber Reed. Quando eu vi a proposta das palhetas logo quis testar. Daí constatei que as palhetas têm uma característica muito interessante. Primeira: uma palheta que tem uma ótima durabilidade; segunda: tem um timbre fantástico; terceira: não precisa ficar hidratando como as naturais de cana; quarta: possui a maior facilidade em se ajustar essas palhetas na boquilha. Resumindo, comprei e desde 2015 uso e recomendo as palhetas Fiber Reed!

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo Marquinhos eu uso atualmente a numeração 2 e. 2 1/2 no alto e soprano também quais seriam as palhetas fiberrd mais indicadas ? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlinhos, conforme vemos na tabela, não depende apenas da numeração que você usa atualmente, mas também da MARCA e do MODELO. Se quiser informar tudo aqui eu lhe oriento com satisfação!
      abraço
      Marquinho Sax

      Excluir
  4. Minha fibracell é 2 1/2. Na tabela ela aparece como s ou ms. Qual seria a referência certa?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jefferson, a sua Fibracell então é a PREMIER e este modelo não está nesta tabela, mas eu irei fazer uma pesquisa e descubro esta informação para você, mas já posso lhe adiantar que o tipo de "corte" da Fibracell é único e por isso qualquer outra palheta que você decida usar (qualquer marca e modelo) ira necessitar de um tempo de adaptação por parte da sua embocadura.

      Excluir
  5. Marquinhos, me ajuda, please..rs Atualmente uso a Vandoren Java 2,5 no alto e estou querendo comprar uma FIBERREED. A mais indicada pra mim seria a MS? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente MS sem a terminação "CLASSIC" eu iria de CARBON MS aliás é extremamente a que eu uso.

      Excluir
  6. Olá, eu sou Marco Gomes, Produtor Musical, Arranjador. Músico Saxofonista há 27 anos atuante, e Endorse das Palhetas Fibereed. Desde a minha iniciação musical, temos de costume, com tutoriais de amigos Saxofonistas, experimentar palhetas e demais acessórios em busca do preferido Timbre, Conforto e Custo – Benefício. E confesso que experimentei muitas, desde as tradicionais palhetas de cana, e em seguida, tive a oportunidade de conhecer as palhetas Sintéticas.
    E foram mais de 15 anos tentando acertar a palheta ideal para o meu gosto... se tinha um som pop, como de minha preferência, durava pouco, ou sempre acontecia algo que não me deixava satisfeito. Foi até então, que, tive a oportunidade de trabalhar com o Grupo Sax Shop, onde tive a honra de experimentar essa Fabulosa Palheta Fibereerd. Até então, pessoas comentando sobre a palheta, e eu meio curioso, não perdi tempo e experimentei .
    Confesso, fiquei impressionado pelo seu desempenho, sua projeção é bem aberta, sua resposta de emissão é bem precisa, e o melhor, sua durabilidade...não é necessário molhar, umidecer para amaciá-la, para seu uso diário ou algumas vezes, basta somente após o seu uso, secá-la e guardar em um local protegido dentro do seu case, ou um box de palheta. Nota –se também, devido sua durabilidade, existe um custo-benefício bem favorável, se você conservá-la bem, poderá tê-la por alguns anos de duração, com apenas 1 Fibereed.
    Eu, Marco Gomes, uso e às recomendo FIBEREED, experimente você também!
    Em algumas versões com sonoridades, Pop, Classic, Natural e Jazz.
    Confira!!!

    ResponderExcluir
  7. Fala Marquinho!Eu uso uma dukoff D8 com palheta vandoren java 2 no alto, qual fiberreed seria mais indicada pra mim? Desde ja agradeço, abraço!

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber onde posso compra o sax alto eagle 510S prata. Valeu

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber o equipamento que você montou para fazer o acompanhamento para voce

    ResponderExcluir
  10. Ola Marquinho tenho uma Bari 64 soprano e queria saber uma palheta leve pra tocar com ela. A Bari tem 160 mm. Minha embocadura e pra 123 mm. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  11. Salve! Mestre Marquinhos!
    Uso uma boquilha otto link numero 9/ super tone master...com palheta fibraceel 1.5
    Quero arriscar com a Fiberreed carbon Soft...(posso apostar? Ou existe outra combinação melhor?)
    Muito obrigado e parabéns e que Deus te abençoe cada dia mais....só Ele pode pagar por sua entrega aos amantes da boa música!!!
    Um forte abraço!!

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Onde posso compra o sax alto eagle 510S prata?

    ResponderExcluir
  14. marquinho eu uso uma java verde 2 qual seria a ideal?

    ResponderExcluir
  15. marquinhos eu uso uma java red 2,5 no alto e gosto de som pop. qual seria uma fiberreed adequada p mim. obrigado

    ResponderExcluir
  16. ola marquinhis eu uso uma plasticover 2/5 queria saber qual palheta pego nessa linha da fiberred ? gosto de som aveludado e brilhosos

    ResponderExcluir
  17. Olá marquinho qual fiberred vc mim indicaria usso uma vandore Java 2.5 na boquilha jumbo Java 45

    ResponderExcluir
  18. boa tarde , tudo bom ?
    Poderia me ajudar tenho um sax tenor uso boquilha Yamaha 7C palheta VANDOREN JAVA 2.
    Qual palheta FIBERREED se aproxima ?
    Abraço.

    ResponderExcluir
  19. http://bit.ly/palhetascommelhorcustobenefíciodomercado

    ResponderExcluir